sexta-feira, 28 de maio de 2010

Escola Amintas 2008

21 comentários:

  1. silvia maria batista maciel3 de junho de 2010 às 15:05

    Os alunos precisam das seguintes habilidades:
    - responsabilidade e adaptabilidade
    - boa comunicação
    - criatividade e curiosidade intelectual
    - pensamento crítico e pensamento sistêmico
    - albabetização tecnológica e de mídia
    - habilidades de relacionamento e de colaboração
    - identificação de problemas, formulação e solução
    - autodirecionamento
    - responsabilidade social.

    Eu sou uma privilegiada, estudei em uma escola de viés tradicional, porém com atividades alternativas como teatro, oficinas e aulas de arte voltada para tecnicas de pintura, escultura, música e afins.

    ResponderExcluir
  2. Os alunos precisam aprender principalmente a serem cidadãos críticos, para não se acostumarem com as coisas que nos são impostas a todo o momento pelas classes dominantes. Precisam tomar consciência de que são seres humanos capazes, que devem saber respeitar, assim como se fazer respeitados. Tudo começa a partir do respeito entre seres humanos. E é o que mais falta nos dias atuais. Estamos nos tornando pessoas frustadas e individualistas sem nos darmos conta da gravidade dessa situação, justamente pela falta de respeito a qual o mundo está se acostumando.

    Há 50 anos atrás, Sílvia? Da maneira mais tradicional que se possa imaginar! Gostava do respeito que se tinha tanto dos professores pelos seus alunos e suas famílias quanto do respeito dos alunos e de suas famílias pelos professores, na verdade havia um elo de amizade entre todos. Acho que aprendi tudo o que devia e necessitava para me tornar uma pessoa dígna e conduzir meu caminho pelas próprias pernas. A minha frustação talvez esteja acontecendo profissionalmente nesses últimos anos. Fico me questionando:
    - porque as crianças não aprendem como se aprendia antes?
    - onde está o erro, no sistema, nos professores, nas famílias, nas próprias crianças, há algo errado sim, sabemos que há, mas onde?
    - será que nós, professores desaprendemos? Sei bem que procuramos acompanhar tudo o é novo, porque o mundo muda a cada momento, mas mesmo assim algo continua não dando certo. Onde? Não consigo responder!

    ResponderExcluir
  3. 1)Os educandos necessitam ser criativos ,curiosos,ser criticos,saber relacionar consigo e com sua comunidade,saber identificar problemas e soluciona-los,saber comunicar-se e ter responsabilidade pessoal e social .Além de tudo isso deve saber lidar com as técnologias dos dias atuais,pois a cada dia está em desenvovimento.
    2)Aprendi com um método tradicional,tinha que decorar para saber,porém apesar de tudo isso tive professores inovadores,jamais esquecerei a professora Cidinha que com seu amor a educação fez eu querer ser uma educadora,porém tive uma professora que apenas era autoritária que fez eu querer ser uma educadora mais desafiadora e humana, querer ter amor e demonstrá-lo a cada criança que iria auxiliar em seu desenvolvimento.Na escola que estudei teve outros fatores espetacular,quem se dedicava ao estudo , participava do teatro ,algo que eu amei participar.Frustação?Hoje eu tenho,com pais a cada dia mais ausentes e crianças sem interesse,aliás nem sei o que pensar,tento mudar, ter uma aula mais interessante,infelizmente não consigo comtemplar a todos.Então deixo na minha frustação este ponto??????

    ResponderExcluir
  4. 1)A função da escola é a formar cidadãos capazes de atuar e transformar o meio em que vivem,para isso o papel da escola é ensinar a analizar,transformar,recriando as informações advindas da realidade vivida pelos alunos,para que esses possam ser capazes de resolver seus problemas e o da comunidae em que esta inserido,bem como tomar decicões acertivas.
    2)Na época que eu aprendi ,o ensino era técnico onde para se aprender a repetição(fixção) era a didática oferecida.Não eramos convidados a pensar ,nem a participar do processo de ensino e aprendizagem.

    ResponderExcluir
  5. Os alunos precisam trabalhar cooperativamente, ser modelo de comportamento ético e moral, valorizar conceitos, enfrentar desafios, aprender a se beneficiar das oportunidades oferecidas. Adquirir competências que o tornem apto a enfrentar numerosas situações, trabalhar em equipe desenvolvendo a capacidade de autonomia e responsabilidade pessoal.


    Eu estudei em uma escola em que o professor era a autoridade na sala e os alunos o respeitavam e aprendiam muito, logo na 1ª série já eramos alfabetizados e iamos para o ano seguinte sabendo ler e escrever.
    Vejo a diferença com os dias atuais, nós precisamos nos adaptar às mudanças que ocorreram nesses anos e com as novas tecnologias que vem mudando o perfil das pesssoas.

    ResponderExcluir
  6. Maria da Consolação Vita de Faria5 de junho de 2010 às 04:27

    1)O aluno precisa saber ser criticos,resolver com etica e honestidade as questões conflitantes, trabalhar em equipe,ter iniciativa, exercer com autonomia seu papel na sociedade. Resumundo, ele precisa saber ser,fazer, comhecer e conviver com os outros.
    2)Aprendi pela maneira mais tradicional possivel, decorando e quando não conseguia por exemplo decorar a tabuada eu apanhava da diretora da escola. Isso era bastante humilhante. como iniciei mes estudos em uma cidade do interior de Minas Gerais e não sei porque não tinha cadernos escrevia em uma pedra.Isso que é estudar na "idade da pedra".minha maior frustação era ter que aprender algum conteudo que eu não sabia para que servia e onde eu poderia usar.

    ResponderExcluir
  7. 1}Para que a aprendizagem ocorra é preciso que o professor saiba onde intervir, mas as vezes me pergunto:porque os alunos não se interessam tanto em aprender?O professor por sua vez, se sentem frustrados quando não cumprem o seu papel, é preciso que desenvolva as habilidades desde pequeno para que mais tarde ele não sinta excluído da sociedade.
    2) Na minha época, o ensino era tradicional, mas aprendíamos mesmo que fosse por decoreba, acho que éramos mais interessados e nossos pais participavam mais da escola, o que faz toda a diferença quando temos o apoio dos pais na escola o aprendizado dos alunos fluem mais.

    ResponderExcluir
  8. Luana Taino Villalta6 de junho de 2010 às 16:08

    Questão 1: Com uma visão generalista da área de atuação, já no âmbito comportamental para ser um bom profissional é fundamental ter habilidades, como: flexiblidade, saber trabalhar em equipe, criatividade, dinamismo, ser pró-ativo e principalmente focado em resultados.

    Questão 2: A aprendizagem era feita através da memorização, disciplina e rigidez, com resultados excelentes no final do quarto ano primário.
    Em relação ao meu aprendisado só tenho elogios e agradacimentos ao meus ex professores, pois minha única frustação era a resolução dos problemas na disciplina matemática.

    ResponderExcluir
  9. Maria Joaquina Teixeira Fonseca Ferreira6 de junho de 2010 às 17:10

    Estamos descobrindo novos tempos onde queremos satisfazer sonhos, ou seja, atender às todas necessidades e desejos. Vivemos numa era em que sofremos enxurradas de informaões diariamente. Só que informação sem aplicação é inutil. O aluno deve ser orientado na busca de seus objetivos, sendo aberto e receptivo para o novo, capacidade de trabalho e responsabilidade.

    Minha formação foi tradicional, tendo como tia uma professora sargentão, que comandava os estudos de toda sobrinhada. Ela nos ajudava, orientava em tudo. Frustação eu não tenho, mas sim saudade do C.E.N.E. na 5ª série e dos bonitões do colegial.

    ResponderExcluir
  10. Luana Taino Villalta11 de junho de 2010 às 04:38

    1) A pesquisadora quer dizer que muitas escolas não estão preperadas o suficiente para acompanhar os avanços tecnológicos, entrando de certa forma em crise.
    Com esse avanço, os professores precisam estar sempre se atualizando, principalmente, porque hoje em dia as crianças já apresentam um pré-conhecimento de assuntos sociais e contextuais.
    2)Muitas instituições de ensino continuam com bastante dificuldade em aceitar as mudanças e os avanços tecnológicos, pois é cômodo continuar com cartilhas e cópias, bloqueando os conhecimentos que os alunos já trazem de fora (sociedade). Dessa forma, preferem a rotina, formando alunos despreparados para enfrentar a atual sociedade. Essas instituições precisam estar se atualizando e acreditando que todos os avanços acontecem conformeas exigências sociais.
    3) Com certeza, portanto essas mudanças precisam ser exploradas de maneira correta, facilitando o processo ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  11. 1- O que coloca a escola em crise é que a grande maioria dos professores não sabem lidar com essa nova tecnologia. Muitos tem até medo do computador. As escola também não estão preparadas adequadamente para o uso dos computadores, muitas não destinam um aparelho para cada criança, o que causa transtornos.

    ResponderExcluir
  12. Na resposta um a palavra é escolas e não escola, falha.
    2- Tudo o que é novo causa medo. Muitos professores não mudam seu método de ensino por não saber como fazê-lo. Existe um comodismo da parte de alguns professores também e a crença de que se deu tudo certo até então, por que mudar? Porém a indisciplina e a falta de interesses dos alunos acena para algo que não está mais dando certo e é preciso rever as metodologias, monstrando que o ensino nunca será definido.

    ResponderExcluir
  13. 3- Sim, com certeza, mudou a maneira de se fazer a leitura do mundo, novas competências e habilidades surgiram em detrimento de outras.

    ResponderExcluir
  14. rosangela moreira jorge15 de junho de 2010 às 18:44

    1.Segundo Emília Ferrero, a crise que a escola passa neste momento pelo avanço tecnológico, é que a escola não está preparada para as novidades tecnológicas tanto em infraestrutura predial, equipamentos e corpo técnico.
    2.Mudanças sempre gera desconforto, medo, dúvida.
    3.As novas tecnologias sempre trarão mudanças importantes porque a cada dia surge uma e não podemos parar no tempo pois muitas facilitam nossa vida.

    ResponderExcluir
  15. Nas minhas avaliações procuro primeiramente diagnosticar e depois intervir adequadamente.
    Nas avaliações devemos praticar a investigação sobre o que está acontecendo, tendo em vista proceder intervenções adequadas sempre para a melhoriam dos resultados.
    A maneira que o professor ensina reflete na aprendizagem do aluno e para que o resultado aconteça de forma positiva o professor não pode ter uma visão homogênea da classe. Ele precisa entender que os alunos trazem conhecimentos prévios que devem ser oportunizados.

    ResponderExcluir
  16. nossa que legal eu podi me ver na 3 serie de novo muito bom!!!

    ResponderExcluir
  17. muito bom estudei ai e gostei muito...

    ResponderExcluir
  18. tenho uma saudade enorme dessa escola,dessa cidade maravilhosa.os professores são pessoas maravilhosas.meu filho estudou ai no ano de 2009.nao da pra esquecer,,eu tinha que ir buscá-lo quase sempre,pq ai chovia muuito. mas valeu a pena. parabéns aos professores,diretores,enfim,todos que trabalham nessa escola.principalmente a professora Adrina.só tenho a agradecer por tudo e por todos vcs.UM GRAANDE ABRAÇO Á TODOS,COM MUITAS SAUDADES.CLÁUDIA

    ResponderExcluir
  19. É muito bom ver essa escola depois de tanto tempo! Quando estudei ai ela ainda se chamava EE jardim castanheiras. Tive a oportunidade de ter aula com a professora Zelina e com a Rojane que apareceu no video.

    Hoje sou estudante de pedagogia da UNICAMP e olhando pelos caminhos que já percorri vejo que a professora Tainá não está se formando em uma Universidade, com profº que possuem um pós doc, mas que ela se construiu em cada aula que tive, através de cada professora que cruzei pelo caminho...

    "Trago dentro do meu coração,
    Como num cofre que se não pode fechar de cheio,
    Todos os lugares onde estive,
    Todos os portos a que cheguei,
    Todas as paisagens que vi através de janelas ou vigias,
    Ou de tombadilhos, sonhando,
    E tudo isso, que é tanto, é pouco para o que eu quero."
    Fernando Pessoa

    ResponderExcluir

Diretor:
André Luis Teixeira Ribeiro

Vice-Diretora:
Marcia Regina Novakoski

Coordenadora Pedagógica:
Maria Silvia Prince