AVALIAÇÃO - Ciclo I
O que é Avaliação?
Avaliação é um processo continuo de aprendizagem no qual deve-se manter a interação entre professor e aluno .Neste caso avaliação não pode ser vista como método de reprovação mais uma especialidade para promover o conhecimento participativo ,coletivo e construtivo entre ambos.
Podemos afirmar também que avaliação se divide em diversas modalidades como formativa,diagnóstica,somativa entre outras.
Avaliação formativa "é um ponto de partida ,útil para assimilação ou retificação dos conteúdos abordados em aula e aplicando em estágios para um processo de aprendizagem avaliativo e possibilitando ao professor abordagens mais didáticas.
Avaliação somativa está integrada ao objetivos específicos a serem aplicados em aula e captar a rentabilidade cognitiva dos alunos na compreensão e aquisição dos conhecimentos adquiridos pelos educandos.
Avaliação diagnóstica seria a mais complexa entre as demais pois a diagnóstica trabalha com a visão do o todo das demais acima . A avaliação diagnóstica serve para nós educadores realizarmos os parâmetros do conhecimento dos nossos alunos do início ao fim de todo os processos avaliativo, ela avalia os conhecimentos dos alunos quanto aos conteúdos que ele captou durante o percurso aprendido.
A avaliação educacional
Neste texto de Ana Maria Avela Saul, retirado do site http://www.crmariocovas.sp.gov.br/int_a.php?t=019 será possível perceber que é difícil desvincular a avaliação de toda a prática educativa. A autora acentua que a avaliação tornou-se mais importante do que o processo de ensino-aprendizagem, transformando-se, muitas vezes, numa prática ameaçadora e autoritária. Aponta para a necessidade de se substituir a "Pedagogia da Avaliação" pela "Pedagogia do Ensino-Aprendizado"
Trajetória histórica da avaliação educacional
"A avaliação é uma constante em nosso dia-a-dia. Não aquela que fazemos ou que estamos comprometidos a fazer quando nos encontramos na Escola, mas um outro tipo, como aquele em que avaliamos impressões e sentimentos. (…) É assim que, nas interações cotidianas, em casa, em nossa trajetória profissional, durante o lazer, a avaliação sempre se faz presente e inclui um julgamento de valor sobre nós mesmos, sobre o que estamos fazendo, sobre o resultado de trabalhos.
Na ação escolar, a avaliação incide sobre ações ou sobre objetos específicos - no caso, o aproveitamento do aluno ou nosso plano de ação."
"Trazemos ainda uma forte marca norte-americana nas formas de trabalho, nos livros-texto, nas programações, nas ações de alteração curricular e, conseqüentemente, nas formas de avaliação."
"Vários autores conseguiram teorizar o cotidiano e a prática social, mostrando que as escolas possuem dentro delas, e a sociedade também, formas de resistência, no sentido de se oporem e recriarem a ideologia."
QUESTÃO:
1- Qual o tipo de avaliação utilizado no cotidiano de sua sala de aula? (responder de forma sintética, abordando os aspectos analisados no texto).
terça-feira, 15 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sendo a avaliação um processo constatante procuro sempre usar a avaliação diagnóstica pois é através dela que sei o que meu aluno sabe e o que eu preciso estar revendo, que tipo de intervenção, recursos, metodologias preciso usar para conseguir sanar as dificuldades dos meus alunos. isto me faz repensar minha prática pedagogica.
ResponderExcluirA avaliação é indispensável e imprescindível no trabalho docente, pois permite acompanhar passo a passo o avanço dos alunos na aprendizagem.Ela é um eixo norteador para orientar o trabalho do docente.
ResponderExcluirA avaliação é muito complexa, que não se resume somente em provas e atribuições de notas. O aluno deve ser avaliado dia-a-dia, e é preciso que o professor esteja atento a fazer intervenções no momento certo. A escola tem que inovar devido as tecnologias que ai estão. Eu faço uso de várias formas de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa., e procuro diversificar o máximo os conteúdos que são transmitidos.
Ao meu ver, o difícil é avaliar o aluno que nada faz e apresenta muitas dificuldades.
Avalio meus alunos diariamente nas atividades, na conversa e em atividades específicas sempre observando qual a sua dificuldade e tentando intervir e sanar suas dúvidas.Assim, acredito que avalio a aprendizagem do meu aluno de diferentes maneiras e avaliando como estou ensinando.
ResponderExcluirDiariamente e a todo momento, observando o comportamento de cada um na resolução das atividades propostas, nos diálogos entre eles, e intervindo sempre que necessário.
ResponderExcluirDiariamente, por meio de avaliação diagnóstica e demais, procurando a melhor maneira de intervir, assim procuro melhorar a forma de ensinar e sanar as dificuldades encontradas.
ResponderExcluirA avaliação é imprescindível no trabalho docente
ResponderExcluiro aluno deve ser avaliado dia á dia é preciso estar atento para fazer as intervenções necessárias procuro avaliar meus alunos de diferentes maneiras, nas conversas, durante as atividades etc.
O que sempre faço na minha prática pedagógica, é a avaliação diagnóstica, pois é através dela que sei como está a aprendizagem do meus alunos e posso rever os conteúdos.Eles são avaliados de uma forma global e em cada atividade proposta.
ResponderExcluirNo cotidiano utilizo a avaliação diagnóstica pelo fato de ser a mais complexa, onde posso avaliar os conhecimentos dos alunos desde o início até o fim dos processos avaliativos. Desta forma a avaliação passa a ser um ato diário, numa prática sutil sem ameaças e autoritarismo.
ResponderExcluirProcuro avaliar meus alunos das formas que foram descritas no texto, se for preciso volto todo o conteúdo para sanar as duvidas
ResponderExcluirA avaliação é muito importante, nos faz refletir sobre o nosso próprio trabalho em sala, momento de avaliarmos a nós mesmos para planejar, atuar e replanejar.Para podermos planejar com eficácia a avaliação diagnóstica é a mais indicada.
ResponderExcluirEm minha pratica em sala de aula as avaliações são constantes, e é a partir das observações que realizo, dos resultados que obtenho e da reflexão que faço sobre os mesmos, que organizo o meu trabalho e direciono as intervenções nacessárias.
ResponderExcluirUTILIZO AS TRES FORMAS DE AVALIACAO ACREDITO QUE CADA MOMENTO DEVE SER VISTO COM UM FOCO DIFERENTE DENTRO DO CONTEXTO QUE QUEREMOS ANALISAR,TODA AVALIACAO SERVE COMO UM OBJETO DE ANALISE E REFLEXAO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZADO.
ResponderExcluirProcuro avaliar dia-a-dia o conhecimento dos alunos ,intervindo no que é necessário.
ResponderExcluirMinha avaliação é diária.E a partir do que analiso ,dos resultados obtidos,organizo meu trabalho e faço as intervenções nessárias nas aulas dadas.
ResponderExcluirMinha avaliaçao é contínua, também usando os outros métodos e é através de observações que faço minha análise e reflexão no processo do ensino-aprendizagem.
ResponderExcluirA avaliação é parte integrante do processo de ensino, portanto ela deve servir como um diagnóstico para o nosso replanejamento: quais conteúdos retomar, quais adiantar, quais estão superadas, onde e como intervirmos.
ResponderExcluirNo reforço temos um número reduzido de alunos, o que permite atender individualmente cada um e isso é uma vantagem.
ResponderExcluirA desvantagem é o pouco reconhecimento financeiro, a desvalorização do trabalho do professor e a burocracia excessiva.
Trabalhei muita leitura durante o reforço, cruzadinhas e ditado interativo e foi visível o avanço na escrita da maioria dos alunos. Muitos erros de ortografia foram reduzidos e a leitura tornou-se mais fluente, respeitando a pontuação.
A avaliação é uma forma de acompanhamento das atividades dos alunos com o objetivo de promover a progressão. Deve ser contínua e integrada às atividades de ensino
ResponderExcluir