quarta-feira, 4 de agosto de 2010

HTPC DE 04/08/2010

ANÁLISE DE UMA REESCRITA

A PROFESSORA LARISSA DISTRIBUIU UMA CÓPIA DO TEXTO AOS ALUNOS (EM DUPLAS) E O TRANSCREVEU NA LOUSA. EXPLICOU QUE IRIAM FAZER UMA REVISÃO COLETIVA DO TEXTO. IRIAM ANALISAR A GRAFIA CORRETA DAS PALAVRAS, A ORGANIZAÇÃO DOS PARÁGRAFOS E O USO DA PONTUAÇÃO, NÃO ESQUECENDO O GENERO TEXTUAL TRABALHADO. FOI LENDO PALAVRA POR PALAVRA E QUESTIONANDO OS ALUNOS A RESPEITO DA GRAFIA. AS PALAVRAS QUE ELES CONSIDERAVAM INCORRETAS DEVERIAM MARCAR EM SEUS TEXTOS E ELA NA LOUSA.


TEXTO:
O LOBISOMEM NA BAHIA


Eu estava escutando rádio ai eu ouvir um barulho e os cachorros latindo e ruivanda na frente da casa aí eu desliguei o radio e fui ver o que estava acontecendo.
E vou abri um pouquinho da porta para ver o que estava acontecendo aí quando eu vi um bruta cachorrão petre com os olhos vermelhos e ele estava urrando quando viu eu.
E ele deu um arranhão na beada da porta que ficou a marca e eu já tinha fechado a porta rápido.
Fiquei desesperada e cri para o quarto onde estava as crianças.
O meu marido reclamou porque eu fui abrir um pouco da porta para ver o que era.
Ele fo embora e os cachorrois saiu atrás dele.

(Aluna da 4ª série da Escola Escola Profª Neusa Teodoro de Azevedo – Jacareí)


ANÁLISE DA ATIVIDADE

RESPONDA:


1 – A atividade gira em torno de quais conteúdos?
2 - O que a professora pretendia ensinar aos alunos?
3 – O que eles puderam aprender?
4 – Se você fosse a professora que intervenções você faria?

9 comentários:

  1. Maria Socorro Barbosa Maria7 de agosto de 2010 às 15:54

    1-Leitura compartilhada,reescrita de lendas.
    2-A professora pretendia ensinar como deve ser escrito um texto(rescrita),o uso correto da pontuação,ortografia,etc.
    3-Pelo texto a criança usou uma história que provavelmente escutou dos pais,ou inventou,(conhecimentos previos)se eles realmente conseguiram notar os erros,aprenderam verbos,ortografia.
    4-Eu pediria para o aluno ler em voz alta,depois colocaria na lousa,e iria fazendo as indagações.Quanto tivesse todo corrigido faria novamente a leitura.Comparando-os novamente.
    Adorei a mensagem dos Pais

    ResponderExcluir
  2. Maria Aparecida Rosa8 de agosto de 2010 às 16:15

    1- Leitura de uma reescrita.
    2- Pretendia fazer a correção ortografica, pontuação e o entendimento do texto.
    3- Eles aprenderam a organizar o texto em paragráfos pontuar corretamente e entender a mensagem do texto.
    4- Iria lendo paragráfo por paragráfo e questionando o que poderia mudar e o que estava correto e ia lendo novamente até que o texto tivesse sentido.

    ResponderExcluir
  3. Marli de Fatima Paula da Silva8 de agosto de 2010 às 19:07

    1- OS conteúdos são: revisão coletiva de texto, ortografia, gênero textual, paragrafação e pontuação.
    2- Ela pretendia ensinar aos alunos diversos conteúdos de uma só vez, para que os mesmos aprendessem produzir corretamente uma reescrita.
    3- Talvez só o gênero textual e a ortografia devido a quantidade de conteúdos no mesmo dia.
    4- Eu faria intervenções primeiramente só em um aspecto, como por exemplo a ortografia.
    Em uma outra aula a estrutura do texto em parágrafos, e assim por diante. Não tudo de uma só vez para garantir melhor aprendizagem dos alunos.

    ResponderExcluir
  4. FARIA PARECIDO COM A MARLI...
    1 - OS CONTEÚDOS SÃO: ORTOGRAFIA, ORGANIZAÇÃO DOS PRÁGRAFOS, PONTUAÇÃO, GÊNERO TEXTUAL E SUAS CARACTERÍSTICAS.
    2- REVISAR UM TEXTO E COMO ESCREVÊ-LO CORRETAMENTE
    3- QUE APRENDESSEM A ESCRITA CORRETA DAS PALAVRAS.
    4 - FARIA UMA INTERVENÇÃO DE CADA VEZ, SE O OBJETIVO ERA A GRAFIA DAS PALVRAS EU DARIA O TEXTO ESTRUTURADO E FOCARIA NA ORTOGRAFIA.FARIA UMA LEITURA COLETIVA ,PEDIRIA QUE ELES APONTASSEM ALGUNS ERROS, DEPOIS EM DUPLA CORRIGIRIAM O TEXTO PODENDO USAR O DICIONÁRIO.

    ResponderExcluir
  5. Gira em torno da ortografia, concordancia verbal e nominal, pontuação e acredito que a professora pretendia ensinar os conteúdos citados. Quanto aos alunos acredito que tudo eles não conseguiram aprender, pois faltou clareza no que a professora queria ensinar. Eu já faria de maneira diferente, iria trabalhar item por item. Por exemplo se fosse ortografia eu colocaria no quadro o texto com coerencia e coesão,enfim correto, somente as palvras grafadas erradas e trabalharia esses erros com questionamento com os alunos. E assim por diante. em outro momento trabalharia outros aspectos do texto.

    ResponderExcluir
  6. 1 - Concordancia , características textuais, parágrafo, pontuação..
    2 - Preservar as características textuais do genero.
    3 - a estruturasr textos, ortografia, revisão de texto, paragrafação.
    4 -revisaria o trexto ressaltNDO A ortografia, mostrando que um texto de ve ter coerencia e coesão e trabalharia também a questão de parágrafos

    ResponderExcluir
  7. 1-Reescrita,estruturação de texto,paragrafação,ortografia,pontuação...
    2-Revisar um texto e como organiza-lo.
    3-Aprenderam a organizar um texto como um todo.
    4-Revisaria o texto parágrafo por parágrafo fazendo as intervenções necessárias(paragrafo,ortografia etc....).

    ResponderExcluir
  8. 1-Reescrita e leitura.
    2-A professora pretendia trabalhar ortografia e organização textual.
    3-Aprenderam a ortografia correta das palavras e como organizar um texto utilizando suas estruturas.
    4-Faria a revisão passo a passo utilizando as intervenções necessárias(trabalhando ortografia,a paragrafação,a coesão e coerência,etc...).

    ResponderExcluir
  9. 1-Fazer uma reescrita e trabalhar a estruturação de um texto.
    2-A ortografia e a estruturação de um texto.
    3-Aprenderam a identificar os erros ortográficos e corrigi-los.E como estruturar um texto.
    4-Faria a revisão com a classe deste texto,intervindo no que fosse necessário,porém ressaltaria a ortografia como foco principal.Pois a estruturação seria o próximo passo.

    ResponderExcluir

Diretor:
André Luis Teixeira Ribeiro

Vice-Diretora:
Marcia Regina Novakoski

Coordenadora Pedagógica:
Maria Silvia Prince