quarta-feira, 20 de outubro de 2010

HTPC- 20/10/2010

O PAPEL DO EDUCADOR NO MUNDO DE HOJE
Estamos vivendo época de incertezas, mudanças e novos rumos que afetam frontalmente a educação no sentido de modificação de hábitos na prática docente e nas relações que se dão no cotidiano da Escola.
O grande problema de tudo isso é que vemos que a estrutura organizacional dos ambientes escolares não se prepararam para as mudanças e acabam provocando um clima de ações que sempre procuram rivalizar professores e alunos tirando sempre a cumplicidade destes no processo de geração e construção do conhecimento.
A educação é sobretudo troca, debates , construção de idéias e formação de hábitos que precisam ter como ponto de partida a formação ética e a proposta de construção de novas visões de mundo e busca pela justiça social e na certeza de luta pela igualdade. As escolas estariam preparadas para o novo contexto de globalização ? Nossos educadores estão preparados para se aliarem aos alunos na construção do conhecimento? Nossos alunos entendem o sentido da educação ? Os pais sabem por que colocam seus filhos na escola? Tais questionamentos devem ser vistos de forma a procurar questionar sempre o papel da Escola no mundo moderno e tentar verificar ações que visem transformar o papel do ambiente escolar e dar ao educando um processo de geração de conhecimento menos traumático revendo modelos avaliativos e buscando relações mais harmônicas entre os personagens do contexto escolar para que o processo de geração de conhecimento tenha sempre uma razão de ser e tenha sempre ações de compromisso de todos no alcance de uma nova forma de entender , analisar e questionar o mundo em que vivemos. Nos dias de hoje a tecnologia invade nossos lares, nossos locais de trabalho e nos diversos ambientes de vivência dos cidadãos e certamente reserva novas funções aos membros do processo de geração de conhecimento vivenciado na escola onde não é mais possível desenvolver escolas arcaicas em termos de conhecimentos e pautadas em uma lógica de aprendizado que visa apenas o responder a prova e não dá aos educandos oportunidades de conhecimento adequado e voltado essencialmente para a compreensão do valor das transformações e dos aspectos da dinâmica social que molda espaços e faz idéias e concepções. A Escola não é a mesma de décadas passadas , os alunos também não são os mesmos, porém se mal trabalhados podem ser cúmplices do processo de destruição dos idéias propostos para a concretização de uma Escola que seja forte em valores e conhecimentos. As mudanças do mundo devem ser percebidas e questionadas pelos alunos que precisam estar sempre atentos a cada mudança compreendendo os fatores motivadores das transformações sociais, políticas e econômicas do mundo modernos.
A Escola precisa ser modificada em sua essência e deve proceder ações no sentido de desenvolvimento de um processo colaborativo na geração do conhecimento. É papel da Escola hoje entender o mundo e vivificar novas experiências de formação de idéias que visem um aprendizado criativo e prazeroso. A Escola deve ter um papel de aproximação do aluno em relação á realidade que lhe cerca para que este esteja sempre preparado para o mundo do trabalho e para a vida social. É preciso que a Escola abra sempre espaços para o entendimento dos problemas do mundo atual sejam eles econômicos , ecológicos e socioculturais para que o aluno saiba seu papel no mundo e seja um verdadeiro artífice da mudança. O papel da escola é explicar o mundo compreendendo claramente suas transformações e os fatores motivadores de cada processo de metamorfose da vida política , econômica e social.
A cumplicidade é fundamental para a geração do conhecimento e é papel da Escola gerar oportunidades para que esta cumplicidade se efetive na relação professor x aluno. A idéia de uma escola plural, aberta às transformações e viva no sentido de entender a pluralidade do mundo de hoje é vital para o alcance da qualidade e de um conhecimento que seja útil para todos e melhor para a manutenção de uma vida digna e dominada na lógica da justiça e da igualdade social.O educador é hoje peça fundamental para entendimento do mundo e para criação de hábitos saudáveis de vida que gerem idéias de valorização dos seres humanos , de respeito à diversidade das vidas , de análise das possíveis transformações e de busca plena por um mundo onde reinem ideais éticos e cidadãos para todos os seres que habitam nosso planeta.
Valorizar o educador é uma tarefa da sociedade na conquista de um mundo sustentável e igualitário na medida certa do amor universal e na concretização de práticas de cidadania em todos os momentos da vida humana neste planeta.
Sobre o Autor
professor, mestre em educaçao, escritor do livro PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE UMA AÇÃO DE CIDADANIA.

1 - Comente sobre o texto.

8 comentários:

  1. Estou sempre aprendendo e buscando respostas sobre como fazer a educação neste mundo contemporâneo. Sinto na pele a complexidade desta tarefa, quando iniciei a leitura do seu texto fiquei encantada pois penso igual a você.
    Hoje há a necessidade de uma atuação do professor parceiro e comprometido com o educando. A escola tem um papel importante na vida deste pois é ela que estimulará e formará este educando a serem criticos e conhecedores do seu papel no mundo. A escola precisa resgatar seu valor de difusão do conhecimento pois é nela que nos tornamos pessoas melhores.
    "Não basta fazer é preciso saber fazer"

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  2. Maria Socorro Barbosa Maria22 de outubro de 2010 às 12:33

    Todos os dias aprendemos um pouco, nossa vida está em constante movimento e temos de acompanhar as inovações, as escolas dentro da sua realidade não acompanham por falta de respaldo das autoridades competentes,temos uma media de 30 a 35 alunos e dispomos apenas de 10 computadores isto quanto a escola tem e funciona,sem contar que a parte psicologica do professor anda bem comprometida,não trabalhamos mas com segurança.mesmo assim procuramos fazer nosso trabalho com amor e dedicação.Hoje pela manhã escrevi a seguinte mensagem para meus alunos ."Ensinar não é uma função vital,porque não tem um fim em si mesma:a função vital é aprender(Aristóteles)>Adorei o texto como tudo que você coloca no blog muito bom!Beijos bom final de semana!

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  3. nos dias de hoje nos educadores sabemos que temos uma tarefa árdua a desempenhar pela sua complexidade.
    A escola precisa ser modificada e nossas ações cotidianas e que terão peso na transformação do processo de geração do conhecimento.
    ASS.valdirene a a machado

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  4. O educador é peça fundamental, mas sozinho fica dificil deve haver uma cumplicidade para que essa transformação se concretize. A cada dia é um novo aprendizado e temos que estar atentos as essas mudanças estar inseridos nelas para desempenhar tais transformações com comprometimento pois estamos formando cidadãos do futuro.

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  5. Precisa realmente de uma mudança significativa na educação, uma mudança estrutural. Segundo dados de uma ONG,26% das pessoas alfabetizadas no Brasil sabem exatamente o que lêem e escrevem. Ou seja, todas as demais, 74%, seriam pessoas teoricamente alfabetizadas. Para solucionar o problema, só mesmo investindo na educação básica e vencer a enorme barreira existente entre o Ministério da Educação e a sala de aula. Os parâmetros curriculares definidos pelo MEC não estão sendo adotados, especialmente no que se refere aos livros didáticos que afirmam taxativamente seguir os novos padrões curriculares, mas, em sua maioria, não escapam do enciclopedismo e da superficialidade.

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  6. Marli de Fatima Paula da Silva25 de outubro de 2010 às 18:12

    Diante de tantas mudanças na prática docente, com a evolução rápida do mundo moderno e o avanço tecnológico, a escola precisa se adaptar para aproximar o aluno dessa realidade. O educador está evoluindo gradativo, mas é importante que cada um continue o seu esforço, para que juntos todos possam formar cidadãos críticos com aprendizagem significativa e saibam entender a pluralidade do mundo de hoje.

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  7. Acompanhar toda esta mudança requer paciência, criatividade e perseverança, pois nem sempre acertaremos de primeira na escolha da melhor atividade, da melhor prova e principalmente a melhor atitude perante nossas crianças e famílias. Precisamos estar atentos à novas práticas, nos reciclarmos o tempo todo, uma vez que nossos alunos estam cada vez mais "exploradores" de novos caminhos e propostas. Acreditamos que precisamos estar dispostos e acima de tudo comprometidos com esta tarefa de educar, que com certeza não é fácil, mas que vale a pena.

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  8. A educação precisa mudar o seu nome para "espaço de conhecimento", pois ainda há muita confusão quanto a função da escola. Cada família ensina os seus valores, é assim que é o curso natural da família e da vida. Ao ensinar-mos estamos apenas lapidando o que já foi aprendido em casa e observado pela criança no dia-a-dia. Repertoriando o aprendiz, estamos ensinando a olhar em volta com um novo olhar, para que o mesmo possa construir o seu conhecimento com base em seus valores. O professor é uma das peças que faz criar o conhecimento mas não a que constroi, pois esta, quem desempenha é o aluno. Nosso papél como educadores é orientar, direcionar com intervenções, as quais que como profissionais comprometidos, buscamos sempre atualizar para que sejam sempre intervenções acertivas e significativas. A cada dia que passa, devido às comodidades e permissividades dos dias modernos, pensar, reagir, atuar etc... se torna tarefa difícil considerada pelos alunos, já que a TV, internet utilizada sem objetivos,jogos, filmes etc... oferecem informações "mastigadas" onde não há a necessidade de pensar, criando-se assim cidadãos anestesiandos quanto às reais necessidades enquanto pessoas, que é o de conhecimento, cultura, ou seja, é preciso saber bem o que se sabe, para que este realmente modifique e melhore o seu viver.

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