sábado, 3 de julho de 2010

HTPC DE 30/06/2010

ACEITANDO MUDANÇAS

Mudanças são um fenômeno natural, goste você delas ou não. Independentemente do quão desejadas ser, elas rompem o estado normal dos acontecimentos. Esse rompimento é um elemento essencial para o crescimento. Olhe o quadro abaixo. Pense sobre os vários estágios da mudança.

Estágio de Mudança

Descrição do Estágio

Percepção

As pessoas tiveram contato com a mudança. Elas sabem sobre o fato superficialmente, sem muitos detalhes.

As pessoas devem aprender sobre as mudanças antes de aceitá-las


Preparação

As pessoas estão muito envolvidas na decisão e delineamento das mudanças em si e dos novos comportamentos que serão necessários.

Implementação

As mudanças são postas em prática.

Adoção

Depois de vivenciar as mudanças, as pessoas as adotam e estão capacitadas o suficiente nos novos comportamentos para não necessitar de acompanhamento devido à rotina.

As pessoas aceitam e se comprometem com as mudanças.




Questão 1: Na atual Educação, estamos passando por um processo de constantes Mudanças. As pessoas precisam aprender sobre as Mudanças antes de aceitá-las?

Questão 2: Quais Mudanças na Educação você está de acordo e quais Mudanças você não aceita?

11 comentários:

  1. Questão 1: Sim, a mudança não é algo instantâneo, As pessoas devem aprender sobre ela antes de aceitá-las, perceber, incorporar e aplicar exigindo assim uma nova postura que pode ser para o seu benefício como não.
    Questão 2: Um ponto positivo dentro da educação, ao meu ver é o acompanhamento e avaliação permanentes do processo de aprendizagem dos alunos (SARESP). Um dos pontos negativos no processo de mudança na educação é a Municipalização.

    ResponderExcluir
  2. Marli de Fatima Paula DA Silva4 de julho de 2010 às 19:21

    1-Com certeza, se faz necessário as pessoas aprenderem sobre as mudanças ,conhecer bem, vevenciá-las para que possam aceitá-las e aderir com segurança.
    2-Uma Mudança positiva na educação na minha opinião, é a forma de avaliação; pois se avalia o aluno diariamente numa forma global e não sòmente com uma prova escrita como há anos atrás. Pois se reprovava um aluno por centésimos ; eu mesma fui vítima dessa teoria. Um ponto negativo é a reprovação só no final do 2º ciclo,pois há comodismo da parte dos alunos que não levam o estudo a sério; e dos pais,que em sua maioria não cobram mais estudo dos filhos em casa,pois eles vão passar mesmo.

    ResponderExcluir
  3. 1)Sim,a mudança é algo que não ocorre instantaneamente;primeiro precisamos vencer a resistência e ancorar-se na esperança de maneira corajosa, diante dos problemas do cotidiano, e só assim, vivenciá-la com segurança e sabedoria.
    2)Um ponto que acho super positivo é a forma de avaliação como um processo construtivo do saber.
    E o ponto negativo é a resistência à mudanças,que infelizmente ainda acontece nas escolas em geral.

    ResponderExcluir
  4. 1)Sim; a mudança é algo que não ocorre de imediato.Primeiro encontra-se a resistência para depois vir a aceitação.
    2)O ponto positivo é a forma de avaliar um aluno,sendo diariamente.Porém , o negativo é reprovar o aluno somente no final do ciclo.É algo que deve ser reavaliado

    ResponderExcluir
  5. Maria Socorro Barbosa Maria5 de julho de 2010 às 15:51

    1-Sim,as pessoas precisam ter o conhecimento antes de aceitar as mudanças,saber onde e como vão ser aplicadas,para poder aceita-las com segurança.
    2-Um ponto que acho positivo são os cursos,as oportunidades que surgiram para o professor se atualizar,mesmo ocorrendo algumas falhas.
    E o ponto negativo é o fato das crianças chegarem ao ensino medio sem o dominio, muitas vezes da leitura e da escrita por conta do sistema.

    ResponderExcluir
  6. Sim, precisamos conhecer para poder aceitar. Ponto positivo a forma de avaliar o aluno diariamente valorizando o seu avanço e sua participação. Ponto negativo reprovar o aluno só no final do ciclo,responsabilidades dos pais para com os seus filhos, que levem a sério os estudos não pensando só no passar de ano mas sim no que ele pode ser prejudicado no futuro.

    ResponderExcluir
  7. marlene da silva alcino8 de julho de 2010 às 09:30

    Sim a principio toda mudanca passa por um processo de aceitacao ,e fase que precisamos ter conhecimento do que ira ser mudado.
    O ponto positivo nas mudancas na area da educacao e que a forma de avaliar o aluno passou a ser continua e cumulativa.O ponto negativo esta na progressao continuada que fez com que os alunos se acomodassem uma vez nao serao reprovados

    ResponderExcluir
  8. marlene da silva alcino8 de julho de 2010 às 09:51

    Sim toda a mudanca passa por uma resistencia,e um processo de aceitacao.O ponto positivo e na maneira de avaliar a aprendizagem .O ponto negativo e na progressao continuada que fez com que alguns alunos se acomodassem por nao haver repetencia.

    ResponderExcluir
  9. Maria Aparecida Rosa12 de julho de 2010 às 12:06

    1- Sim, mas precisamos conhecer, vivenciar para aí sim aceitá-las.
    2- Um ponto positivo é a maneira como observamos os alunos no dia a dia, o que torna a avaliação um procedimento realmente mais concreto.E negativo a resistencia as mudanças na educação.

    ResponderExcluir
  10. 1. Ortografia, pontuação, paragrafação e gênero literário.
    2. Escrever um texto utilizando as estruturas.
    3. Comparar os erros ortográficos, observar as concordâncias, o uso correto da pontuação, letra maiúscula e parágrafo.
    4. Levantaria hipóteses sobre a ortografia correta das palavras e sobre o início e fim de cada parágrafo, observando a pontuação.

    ResponderExcluir
  11. 1- Precisamos do conhecimento para que haja mudança.
    2- Estou de acordo com o SARESP onde procura o aprimoramento das propostas pedagógicas. Não concordo com a promoção automática, pelo fato de não estimular o aluno nos estudos e ser apenas um facilitador na passagem de ano.

    ResponderExcluir

Diretor:
André Luis Teixeira Ribeiro

Vice-Diretora:
Marcia Regina Novakoski

Coordenadora Pedagógica:
Maria Silvia Prince