sexta-feira, 13 de agosto de 2010

HTPC DE 11/08/2010

ATIVIDADE 1 - LEITURA
1ª SITUAÇÃO - NA SALA DE AULA
A PROFESSORA SENTADA NA SALA DE AULA EM RODA COM OS ALUNOS, APRESENTA O LIVRO E EXPLICA O MOTIVO DE SUA ESCOLHA.
1 - POR QUE A PROFESSORA EXPLICA O MOTIVO DE SUA ESCOLHA?

2ª SITUAÇÃO - BIBLIOTECA
A PROFESSORA LEVA OS ALUNOS PARA A BIBLIOTECA E APRESENTA LIVROS DO ESCRITOR MONTEIRO LOBATO.
2 - O QUE OS LUNOS PODEM APRENDER COM ESSA SITUAÇÃO?

3ª SITUAÇÃO - NA SALA DE AULA
A PROFESSORA PERGUNTA AOS ALUNOS: O QUE VAI ACONTECER NO FINAL DA ESTORIA?
3 - O QUE OS LUNOS PODERIAM APRENDER COM ESSA SITUAÇÃO?

4ª SITUAÇÃO : NA SALA DE AULA
APÓS A LEITURA, A PROFESSORA PROPOS AOS ALUNOS QUE COMPARASSEM EM OUTRAS HISTÓRIAS DO MESMO AUTOR LIDA EM UM OUTRO MOMENTO.
4 -DE QUE MANEIRA ESSA COLOCAÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE LEITOR?

10 comentários:

  1. Maria Aparecida Rosa14 de agosto de 2010 às 19:14

    1- Para que as crianças ao ouvirem a história possam saber o assunto para opinar e comentar sobre.
    2- Aprendem a escolher melhor os livros que gostariam de ler e ter maior conhecimento sobre os autores e sobre o que escrevem.
    3- A imaginar, participar da histórialida, finalizar e concluir. E que uma história tem um desenvolver com começo, meio e fim.
    4- Para que o aluno consiga analisar as diversas maneiras de expressar-se.

    ResponderExcluir
  2. Maria Socorro Barbosa Maria15 de agosto de 2010 às 13:04

    1-Para que a criança tome contato e o motivo porque está sendo lido aquele livro,para que possa expressar depois sua opinião.
    2-Tomam contato com os grandes escritores de nossa cultura,e aprenderem mais no caso sobre Monteiro Lobato já que muitas crianças já viram o Sítio do Pica-Pau Amarelo.
    3-A estimular sua criatividade,mostrar a ele que sua imaginação é fértil e que através dela podemos participar da história que está sendo apresentada.
    4-Para que ele adquira conhecimentos e aprenda a ser um critico,aprenda a se expressar e tomar gosto pela leitura.

    ResponderExcluir
  3. Marli de Fátima Paula da Silva15 de agosto de 2010 às 18:11

    1-Porque é importante que as crianças conheçam o autor do livro, o ilustrador, a editora e elas sabendo o porquê da escolha, demonstrarão maior interesse pela leitura.
    2-Os alunos aprendem a pesquisar e ampliam seus conhecimentos sobre outras obras do mesmo autor.
    3-Eles podem aprender a familiarizar-se com a história, e saber que ela tem um fim, e se colocar na condição do autor para finalizá-la.
    4-Formar leitores capazes de reconhecer os diferentes gêneros textuais do mesmo autor.

    ResponderExcluir
  4. 1 - Despertar o interesse do aluno, motivá-loa ler e por outr lado, o professor mostra o comportamento de leitor.
    2 - Informação sobre o escritor, como comportar-se na biblioteca,leva o aluno a perceber o estilo da escrita do autor, o genero utilizado, e o aluno sai do ambiente da sala de aula e o aluno precisa ter esse contato.
    3 - trabalhando dessa forma, o professor estimula a criatividade do aluno bem como ajuda-o a estruturar a estória oralmente e aprendem a fazer antecipações.
    4 -É uma forma para que os alunos saibam diferenciar os generos textuais e também o aluno aprende a julgar o que le gostou ou não.

    ResponderExcluir
  5. Débora Sandra Batista Soares.18 de agosto de 2010 às 15:45

    1-Despertar o interesse do aluno pelo que ele irá ouvir.
    2-Conhecer o escritor tão importante da literatura infantil despertaria o interesse pela leitura e o local já seria outro ponto importante para chamar atenção destes alunos.
    3-Com isso o aluno deixaria sua fantasia, criatividade despertar ,algo que os livros nos traz quando estamos lendo.Este tipo de participação é muito importante.
    4-Este tipo de atividade trabalharia como identificar os gêneros textuais existentes deste autor.

    ResponderExcluir
  6. 1-Despertar ,motivar o aluno para que ele irá ouvir.
    2-A conhecer o autor de varias obras conhecidas por eles,como:Sitio do Pica-pau Amarelo.
    3-Estimularia a criatividade deste aluno algo muito importante para ele nesta fase.
    4. Identificar gêneros textuais.

    ResponderExcluir
  7. 1-Motivar o aluno para o que ele irá ouvir.
    2-A conhecer um escritor tão conhecido e ilustre como Monteiro Lobato,despertaria o interesse pela leitura.
    3-Desenvolveria no aluno a criatividade.
    4-Formar leitores capazes de identificar gêneros textuais.

    ResponderExcluir
  8. 1- O conhecimento pela leitura, leva ao maior interesse pelo que ouvirá.
    2- Conhecimento de um dos primeiros escritores brasileiro, a dedicar suas obras às crianças.
    3- Estimular a criatividade, aproveitando para fazer a reescrita ou dar um começo e a criança o final, etc.
    4- Conhecimento das diversas obras literárias do autor,as diferentes formas textuais.

    ResponderExcluir
  9. 1.O conhecimento pela leitura desperta o gosto e o interesse dos alunos.
    2.conhecer a vida de um dos melhores escritores da literatura infanto juvenil do Brasil.
    3.aprender a fazer antecipação dos fatos que irão acontecer.
    4.conhecer outras obras do autor e opinar sobre as mesmas.

    ResponderExcluir
  10. 1.Para estimular os alunos a elegerem também o seu gênero preferido ou leitura,transformando em prazerosa o ato de ler.
    2.Aprenderem no primeiro momento a elegerem os temas de seus interesses.
    3.Aprenderem a antecipar ,criar sinapses,inventar,projetar sobre a história,promovendo a compreensão da mesma.
    4.A criança vai aprendendo a reconhecer o estilo de escrita de cada autor,levando a apreciar,observar,comparar,para ter o seu próprio estilo.

    ResponderExcluir

Diretor:
André Luis Teixeira Ribeiro

Vice-Diretora:
Marcia Regina Novakoski

Coordenadora Pedagógica:
Maria Silvia Prince