ATIVIDADE 1 - LEITURA
1ª SITUAÇÃO - NA SALA DE AULA
A PROFESSORA SENTADA NA SALA DE AULA EM RODA COM OS ALUNOS, APRESENTA O LIVRO E EXPLICA O MOTIVO DE SUA ESCOLHA.
1 - POR QUE A PROFESSORA EXPLICA O MOTIVO DE SUA ESCOLHA?
2ª SITUAÇÃO - BIBLIOTECA
A PROFESSORA LEVA OS ALUNOS PARA A BIBLIOTECA E APRESENTA LIVROS DO ESCRITOR MONTEIRO LOBATO.
2 - O QUE OS LUNOS PODEM APRENDER COM ESSA SITUAÇÃO?
3ª SITUAÇÃO - NA SALA DE AULA
A PROFESSORA PERGUNTA AOS ALUNOS: O QUE VAI ACONTECER NO FINAL DA ESTORIA?
3 - O QUE OS LUNOS PODERIAM APRENDER COM ESSA SITUAÇÃO?
4ª SITUAÇÃO : NA SALA DE AULA
APÓS A LEITURA, A PROFESSORA PROPOS AOS ALUNOS QUE COMPARASSEM EM OUTRAS HISTÓRIAS DO MESMO AUTOR LIDA EM UM OUTRO MOMENTO.
4 -DE QUE MANEIRA ESSA COLOCAÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE LEITOR?
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1- Para que as crianças ao ouvirem a história possam saber o assunto para opinar e comentar sobre.
ResponderExcluir2- Aprendem a escolher melhor os livros que gostariam de ler e ter maior conhecimento sobre os autores e sobre o que escrevem.
3- A imaginar, participar da histórialida, finalizar e concluir. E que uma história tem um desenvolver com começo, meio e fim.
4- Para que o aluno consiga analisar as diversas maneiras de expressar-se.
1-Para que a criança tome contato e o motivo porque está sendo lido aquele livro,para que possa expressar depois sua opinião.
ResponderExcluir2-Tomam contato com os grandes escritores de nossa cultura,e aprenderem mais no caso sobre Monteiro Lobato já que muitas crianças já viram o Sítio do Pica-Pau Amarelo.
3-A estimular sua criatividade,mostrar a ele que sua imaginação é fértil e que através dela podemos participar da história que está sendo apresentada.
4-Para que ele adquira conhecimentos e aprenda a ser um critico,aprenda a se expressar e tomar gosto pela leitura.
1-Porque é importante que as crianças conheçam o autor do livro, o ilustrador, a editora e elas sabendo o porquê da escolha, demonstrarão maior interesse pela leitura.
ResponderExcluir2-Os alunos aprendem a pesquisar e ampliam seus conhecimentos sobre outras obras do mesmo autor.
3-Eles podem aprender a familiarizar-se com a história, e saber que ela tem um fim, e se colocar na condição do autor para finalizá-la.
4-Formar leitores capazes de reconhecer os diferentes gêneros textuais do mesmo autor.
1 - Despertar o interesse do aluno, motivá-loa ler e por outr lado, o professor mostra o comportamento de leitor.
ResponderExcluir2 - Informação sobre o escritor, como comportar-se na biblioteca,leva o aluno a perceber o estilo da escrita do autor, o genero utilizado, e o aluno sai do ambiente da sala de aula e o aluno precisa ter esse contato.
3 - trabalhando dessa forma, o professor estimula a criatividade do aluno bem como ajuda-o a estruturar a estória oralmente e aprendem a fazer antecipações.
4 -É uma forma para que os alunos saibam diferenciar os generos textuais e também o aluno aprende a julgar o que le gostou ou não.
1-Despertar o interesse do aluno pelo que ele irá ouvir.
ResponderExcluir2-Conhecer o escritor tão importante da literatura infantil despertaria o interesse pela leitura e o local já seria outro ponto importante para chamar atenção destes alunos.
3-Com isso o aluno deixaria sua fantasia, criatividade despertar ,algo que os livros nos traz quando estamos lendo.Este tipo de participação é muito importante.
4-Este tipo de atividade trabalharia como identificar os gêneros textuais existentes deste autor.
1-Despertar ,motivar o aluno para que ele irá ouvir.
ResponderExcluir2-A conhecer o autor de varias obras conhecidas por eles,como:Sitio do Pica-pau Amarelo.
3-Estimularia a criatividade deste aluno algo muito importante para ele nesta fase.
4. Identificar gêneros textuais.
1-Motivar o aluno para o que ele irá ouvir.
ResponderExcluir2-A conhecer um escritor tão conhecido e ilustre como Monteiro Lobato,despertaria o interesse pela leitura.
3-Desenvolveria no aluno a criatividade.
4-Formar leitores capazes de identificar gêneros textuais.
1- O conhecimento pela leitura, leva ao maior interesse pelo que ouvirá.
ResponderExcluir2- Conhecimento de um dos primeiros escritores brasileiro, a dedicar suas obras às crianças.
3- Estimular a criatividade, aproveitando para fazer a reescrita ou dar um começo e a criança o final, etc.
4- Conhecimento das diversas obras literárias do autor,as diferentes formas textuais.
1.O conhecimento pela leitura desperta o gosto e o interesse dos alunos.
ResponderExcluir2.conhecer a vida de um dos melhores escritores da literatura infanto juvenil do Brasil.
3.aprender a fazer antecipação dos fatos que irão acontecer.
4.conhecer outras obras do autor e opinar sobre as mesmas.
1.Para estimular os alunos a elegerem também o seu gênero preferido ou leitura,transformando em prazerosa o ato de ler.
ResponderExcluir2.Aprenderem no primeiro momento a elegerem os temas de seus interesses.
3.Aprenderem a antecipar ,criar sinapses,inventar,projetar sobre a história,promovendo a compreensão da mesma.
4.A criança vai aprendendo a reconhecer o estilo de escrita de cada autor,levando a apreciar,observar,comparar,para ter o seu próprio estilo.