Desenvolvendo Habilidades do Século XXI
Nos ambientes de trabalho do século XXI, empregados
• analisam, transformam e criam informação;
•colaboram com colegas de trabalho para resolver problemas e tomar decisões;
• executam uma variedade de tarefas complexas utilizando tecnologia sofisticada.
Nos lares do século XXI, famílias
• obtêm entretenimento assistindo, criando e participando de uma variedade de mídias;
• escolhem o que consumir pesquisando informações na Internet;
• mantêm-se em contato com amigos e membros da família por meio de várias tecnologias.
Nas comunidades do século XXI, cidadãos
• utilizam a Internet para se manter informados a respeito de questões locais, nacionais e globais;
• comunicam suas opiniões e convencem outras pessoas utilizando várias tecnologias;
• cumprem obrigações governamentais sem sair de suas casas.
À medida que os computadores passam a executar tarefas rotineiras no local de trabalho, um número maior de empregados participa de tarefas que exigem deles flexibilidade e criatividade na resolução de problemas. A vida doméstica também é mais complexa no século XXI, uma vez que tecnologias emergentes proporcionam possibilidades quase infinitas de entretenimento, atividades de lazer e participação em atividades comunitárias.
As escolas do século XXI devem preparar os alunos para trabalhar nesses ambientes, mas também é importante que os professores estejam atualizados quanto ao uso que os alunos e as famílias fazem da tecnologia no cotidiano.
Nas escolas do século XXI, alunos:
• trabalham em tarefas complexas e desafiadoras que exigem que eles reflitam sobre o conteúdo em questão e monitorem a própria aprendizagem;
• colaboram com colegas, professores e especialistas em tarefas relevantes utilizando raciocínio complexo;
• utilizam tecnologia para tomar decisões, resolver problemas e criar novas idéias.
Para ajudar o aluno a alcançar níveis de total participação em sua comunidade, os professores devem concentrar-se nas habilidades para o século XXI relacionadas abaixo, as quais ajudarão o jovem a adaptar-se às constantes mudanças na sociedade e na tecnologia:
• Responsabilidade e Adaptabilidade—Exercendo responsabilidade pessoal e flexibilidade nos contextos pessoal, de trabalho e da comunidade; estabelecendo e alcançando altos padrões e objetivos para si próprio e para os outros; tolerando ambigüidade.
• Boa Comunicação—Entendendo, gerenciando e criando comunicação oral, escrita e multimídia eficiente em diferentes formas e contextos.
• Criatividade e Curiosidade Intelectual—Desenvolvendo, implementando e comunicando novas idéias a outros; permanecendo aberto e receptivo a perspectivas novas e diversas.
• Pensamento Crítico e Pensamento Sistêmico—Exercendo raciocínio lógico para compreender e fazer escolhas complexas; entendendo as interligações entre sistemas.
• Alfabetização Tecnológica e de Mídia—Analisando, acessando, gerenciando, integrando, avaliando e criando informação em várias mídias e formatos.
• Habilidades de Relacionamento e de Colaboração—Demonstrando capacidade de trabalhar em grupo e liderança; adaptando-se a diferentes funções e responsabilidades; trabalhando com outros de forma produtiva; exercendo empatia; respeitando perspectivas diferentes.
• Identificação de Problemas, Formulação e Solução—Habilidade para isolar, analisar e resolver problemas.
• Autodirecionamento—Monitorando sua própria compreensão e necessidades de aprendizagem, localizando recursos apropriados, transferindo aprendizagem de um domínio para outro.
• Responsabilidade Social—Agindo de maneira responsável com respeito aos interesses da maioria da comunidade; demonstrando comportamento ético nos contextos pessoal, profissional e comunitário.
QUESTÃO 1: O QUE OS ALUNOS PRECISAM SABER PARA QUE SEJAM BEM SUCEDIDOS NO AMBIENTE DE TRABALHO DO SÉCULO XXI?
QUESTÃO 2: COMO VOCÊ APRENDIA QUANDO FREQUENTAVA A ESCOLA? DO QUE VOCÊ GOSTAVA NO MODO COMO ERA ENSINADO? COMO VOCÊ ACHA QUE PODERIA TER APRENDIDO MELHOR, OU SEJA, QUAIS FORAM SUAS FRUSTRAÇÕES?
1)Para que os alunos sejam bem sucedidos no ambiente de trabalho precisam de profissionais capacitados que orientem adequadamente, de recursos tecnológicos para que tenham uma visão ampla do que desejam, liberdade de expressão e condições de estudo.
ResponderExcluir2)Era um ensino rígido, onde o professor ditava as regras e o aluno cumpria, quase não tinha oportunidade de expor o que achava, era aquilo e pronto, eram muitos questionários para responder e decorar, poucas explicações e recursos concretos não havia.
Gostava muito da sala de aula, pois havia respeito entre os alunos, todos ouviam o professor e assim facilitava o entendimento.Minha frustação era a hora de ouvir as histórias, o professor simplismente lia não dava ênfase como hoje, que fazemos os alunos imaginar, fazer parte daquilo que ouve, comentar sobre as personagens, o tempo etc, porque sempre gostei muito de ler e não conseguia entender muito bem as histórias.Hoje consigo expor minhas idéias, falar em público devido ao longo tempo de magistério, mas no início era muito reprimida devido o sistema de ensino da minha época.
1-PARA QUE OS ALUNOS SEJAM BEM SUCEDIDOS NO AMBIENTE DE TRABALHO E NECESSARIO QUE SEJA DESENVOLVIDO DURANTE SUA FORMACAO A RESPONSABILIDADE PESSOAL QUE O TORNA CAPAZ DE PERCEBER-SE COM INDIVIDUO ATIVO NA SOCIEDADE CAPAZ DE UM AUTODIRECIONAMENTO QUE O LEVE A COMPREESAO DA SUA NECESSIDADE DE APRENDIZAGEM PARA A FUNCAO QUE DESEJA DESEMPENHAR ,BUSCANDO MEIOS PARA DESENVOLVER SUAS HABILIDADE
ResponderExcluir2-APRENDI COM O PROFESSOR TRADICIONAL DE MANEIRA MUITO SISTEMATICA,GOSTAVA MUITO DO RESPEITO QUE OS ALUNOS E PAIS TINHAM COM ESTE PROISSIONAL E AO VALOR QUE ERA DADO AO CONHECIMENTO.PODERIA TER APRENDIDO MELHOR GEOGRAFIA APENAS DECOREI QUESTIONARIOS PARA A PROVA
Para que sejam bem sucedidos e necessario desenvolver habilidades de relacionamento enfatizando a necessidade do trabalho em grupo o respeito a lideranca ,e a capacidade de se adaptar a diferentes funcoes produtivas ,faz com que o aluno ajuste sua necessidade de aprendizado ao momento buscando complementar o cnhecimento quando necessario
ResponderExcluir2- quando eu frequentava a escola o cnhecimento trasmitido pelo professor era a unica forma de saber aceito pela sociedade.eu gostava do respeito mutuo existente no ambiente escolar,acredito que se tivesse aprendido a ter uma visao mais critica algumas de minhas escolhas fossem diferentes.
1. Os alunos hoje, precisam aprender a respeitar as pessoas que os cercam e a usar as tecnologias com responsabilidade e criatividade. Pois RESPEITO, RESPONSABILIDADE E CRIATIVIDADE são ATITUDES importantíssimas para que haja sucesso e reconhecimento.
ResponderExcluir2. Antigamente os alunos respeitavam os professores e os colegas, criando assim um clima harmonioso e tranquilo em sala de aula, fatores também facilitadores para que haja a aprendizagem. Por sua vez, os professores não eram criativos, não buscavam outras formas de ensinar além da cartilha, lousa e giz. Mesmo assim, todos saiam da primeira série lendo e escrevendo.E do ´"primário" para o "ginásio" lendo, escrevendo,resolvendo situações problemas e "continhas" com as quatro operações etc...
Mérito somente da professora? Não. Pois os pais com poucos estudos (muitos nem chegaram à 4ª série) também ensinavam seus filhos. E todos sabiámos que se não aprendessemos, não seriámos aprovados.
Hoje critico quanto a minha competencia/habilidade leitora não ter sido mais desenvolvida, pois somente lia livros para fazer provas e não por prazer.
1- Os alunos precisam ser responsáveis, ter boa comunicação oral e escrita, multimídia, ser criativos, curiosos,ter habilidades de relacionamento e de colaboração. Saber analisar,resolver problemas, monitorar sua própria compreensão, ter comportamento ético nos contextos pessoal e comunitário.
ResponderExcluir2- A minha aprendizagem foi através da memorização, família silábica e uso da cartilha. Eu gostava das aulas de leitura que era na mesa da professora, apesar do medo de errar.
1- O aluno necessita acreditar em suas capacidades,ser estimulado a desenvolver suas habilidades e aproveitar as informações que recebe do meio (família, amigos, mídia)para transforma-las e se transformar com elas.
ResponderExcluir2-Participei de um processo de educação bem tradicional, com o uso de cartilhas, pontilhados, memorização. Contudo, não critico os 'materiais" tradicionais, acho até necessários na sistematização do ensino. O que questiono é o fato de não oportunizar ao aluno condições de se tornar responsavel por sua aprendizagem. Assim, minha maior frustração está no fato de ter deixado de desfrutar de ricos momentoos de interação e troca com meus iguais, desta forma deixando de ampliar meu conhecimento cotidiano.
Os alunos precisam desenvolver o hábito de ouvir,de ler e isso tem que começar desde pequeno com os pais,assim quando estiverem na idade escolar terão uma bagagem mais rica.
ResponderExcluirAprendi a ler e escrever pela Cartilha Caminho Suave,adorava ler e meu sonho era chegar no meio do ano sabendo a cartilha pra passar para o livro onde tinha textos maiores.minha frustação está em português mas no ginásio porque minha professora não conseguia dar aula e não consegui receber as informações necessárias de gramática ficou uma lacuna Tenho muita facilidade em interpretação de texto ou seja na parte de literatura é uma pena que no Magistério não havia um aprofundamento da língua.Mas...isso é passado.Beijos
Os alunos precisam saber a respeitar as diferenças, a ouvir e comunicar-se...
ResponderExcluirPrecisam saber buscar informação e usar a tecnologia a seu favor...precisam saber trabalhar em grupo,curtir o ócio e cuidar do meio ambiente.
Precisa de profissionais atuantes e atualizados que os oriente e que cada um na sociedade faça sua parte.
Aprendia ouvindo a professora, trabalhando em grupo, sozinha, estudando e fazendo tarefa, lendo, repetindo exercícios, fazer fazendo, pesquisando etc...Gostava exatamente por aprender de diferentes maneiras.Poderia ter lido mis por prazer e não para provas...porém muitas vezes sinto uma frustração maior hoje, em ensinar.
Vantagens: a conquista dos objetivos de aprendizagem com o auxílio do colega que tem a mesma linguagem e muitas vezes a mesma maneira de abstrair e entender a atividade.
ResponderExcluirDesvantagens: muitas vezes o colega não sabe intervir adequadamente para auxiliar seu companheiro de grupo, que acaba virando um copista.
Desde a pandemia da gripe suína tenho evitado trabalhar em duplas, apenas em algumas atividades do Ler e Escrever uso essa prática. Prefiro a cooperatividade, pois não foca a competição e trabalha o conceito de cooperação, alé de evidenciar diferentes habilidades dentro do mesmo grupo,
1- O aluno necessita de estímulo durante todo seu crescimento até a chegada à escola e continuamente. Ouvir histórias leva a criança a tomar gosto pela leitura, aumenta seu vocabulário e sua bagagem de conhecimento e para sejam sucedidos na vida profissional, precisarão de gestores capazes de dar orientações adequadas.
ResponderExcluir2-O ensino era mais rigido, não podiamos frequentar a escola sem uniforme completo, por causa de uma tia professora, era conhecida por todos os professores e a cobrança era maior por causa da Maria Fonseca que não deixava a peteca cair. O aprendizado era maior pois tinhamos medo da repetência, ficava-se quietos durante as explicações e os professores eram mais respeitados.