ATINGINDO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Os mecanismos para atingir objetivos de aprendizagem podem ser organizados de três modos:
Competitivamente: alunos competem uns com os outros para descobrir que é o melhor ou mais rápido na conquista de um objetivo que apenas um ou poucos podem alcançar.
Individualmente: alunos trabalham sozinhos para alcançar objetivos sem relação com os outros.
Cooperativamente: alunos trabalham em conjunto para alcançar o mesmo objetivo.
Os mecanismos competitivos, individualistas ou cooperativos têm todos eles um papel na conquista de objetivos de aprendizagem. O ideal é que cada aluno aprenda como competir, trabalhar individualmente e em equipe.
FORMANDO GRUPOS OU PARES DE COOPERAÇÃO
Estudantes do século XXI são encorajados a alcançar seus objetivos de aprendizagem por meio de um trabalho de cooperação nas salas de aula. Cooperação envolve trabalho em equipe – trabalhar com uma ou mais pessoas para estabelecer objetivos e completar tarefas. Pesquisas indicam que a cooperação propicia oportunidades para que os alunos tenham maior sucesso acadêmico no sentido de que façam perguntas, discutam idéias, explorem soluções, esclareçam seu próprio pensamento e desenvolvam uma compreensão mais aprofundada do contexto. Da mesma forma, habilidades sociais, tais como saber ouvir e falar, compartilhar idéias, ajudar os outros e aceitar ajuda de outros quando necessário, podem ser adquiridas por meio de cooperação.
Grupos de cooperação ou pares podem ser formados da seguinte maneira:
- pelos próprios alunos com base na amizade ou interesses;
- por designação aleatória;
- pelo professor.
A orientação mais indicada aos professores é para que designem pares de estudantes que fiquem juntos durante todas as atividades de uma unidade, com o objetivo de um aprender com o outro. Esforços para separar pares que não estejam trabalhando bem são frequentemente improdutivos. Modificar pares durante uma unidade não é recomendado, pois nega ao aluno a oportunidade de aprender as habilidades necessárias para resolver problemas por meio da cooperação.
MEDIANDO A COOPERAÇÃO
A cooperação pode não vir naturalmente para os alunos e pode requerer motivação, instrução direta e tempo de prática. Por exemplo, formas de trabalhar em equipe devem ser discutidas, incluindo respeitar a vez do outro, ouvir quando outros estão falando e ser responsável pelo próprio aprendizado.
Quando os alunos estão interagindo e trabalhando em conjunto, o professor deve garantir que:
- todos os membros do grupo participem e sintam-se incluídos;
- todos os membros do grupo concordem a respeito dos objetivos e dos planos para criar um produto;
- todos os membros do grupo trabalhem em suas atribuições para completar seu produto;
- todos os membros do grupo revisem seu trabalho juntos para ver se podem melhorá-lo;
- todos os membros do grupo falem a respeito do trabalho e se ajudem ao longo do processo;
Obs.: quando os alunos trabalham em grupo, conflitos podem surgir.
Questão: Os mecanismos de aprendizagem podem ser organizados em três modos: competitivamente, individualmente, cooperativamente. Quais seriam as vantagens e desvantagens de cada forma de alcançar objetivos de aprendizagem? Você tem uma maneira preferida para alcançar seus objetivos de aprendizagem? Por quê?
domingo, 20 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1- Mecanismo competitivo - vantagem: o aluno perceber que pode ser melhor; desvantagem: o aluno se sentir superior ao colega e não partilhar seu conhecimento.
ResponderExcluirMecanismo individual - vantagem:o trabalho sozinho para atender uma necessidade que é singular; desvantagem: a falta de apoio, de troca com os iguais.
Mecanismo cooperativo - vantagem: o trabalho em equipe, a troca de ideias, a parceria; desvantagem: o aluno perceber as suas próprias dificuldades e criar estratégias para superá-las.
Em minha prática frequentemente faço uso do mecanismo cooperativo, pois acredito que o trabalho em conjunto propicia a interação, a troca de ideias, a construção de novos saberes, além de preparar os alunos para a vida social. Contudo, acredito que em diferentes momentos da rotina são privilegiados os vários mecânismos para atingir os objetivos específicos de aprendizagem da minha turma.
Competitivamente
ResponderExcluirVantagem: alunos competem uns com os outros;
Desvantagem: poucos alunos alcançam os objetivos.
Individual
Vantagem: alunos trabalham sozinhos;
Desvantagem: não há troca de experiência.
Cooperativamente
Vantagem: trabalho em equipe, compartilhar idéias, ajudar os amigos;
Desvantagem:estar atento para não confundir cooperação com acomodação.
A minha maneira preferida de alcançar os objetivos é cooperativamente. Pois os alunos precisam adquirir habilidades que serão úteis, ex: respeitar a vez do outro, etc.
Competitiamnete:Vantagens o aluno procura atingir seu melhor Desvantagens pode se achar o melhor.
ResponderExcluirIndividual:Vantagens o aluno trabbalha sozinha e mostra sua capacidade.Desvantagens não compartilha seus conhecimentos.
Cooperativamente:Vantagens aprende a repartir seus saberes,respeito ao colega,aprende a escutar a opinião dos colegas.Desvantagens pode haver acomodação de alguns alunos por esta razão devemos estar atentos.
Procuro trabalhar com cooperação porque em alguns casos eles conseguem falar a mesma lingua e conseguem em alguns casos passar pro colega o que o professor não consegue com sua linguagem mais formal,a maneira competitiva também e usada porque estimula o aluno.E a individual avalia o que o aluno conseguiu aprender.
Prefiro trabalhar em grupo, pois os conflitos surgem e é assim que o aluno pode repensar e organizar as suas idéias e dúvidas, acho que é por meio do conflito que o aluno também tem a oportunidade de compartilhar, respeitar a opinião do outro e ter a sua própria opinião e chegar ao objetivo.Quando os alunos trabalham em grupo podemos observar melhor o desempenho de cada um, quanto a participação e o envolvimento no grupo e a aprendizagem individual.
ResponderExcluirA vantagem de alcançar os objetivos trabalhando competitivamente, é que os alunos podem batalhar para ser melhor na sua aprendizagem. A desvantagem está no risco dele pensar que é melhor e que os outros não são capazes de aprender.
ResponderExcluirO trabalho individual só tem vantagem mais para o professor, pois os alunos realizam suas atividades sem correr o risco de copiar resposta pronta. A grande desvantagem é que não compartilham suas dificuldades e idéias.
A aprendizagem por cooperativismo, tem a vantagem dos alunos aprenderem juntos, pois propicia a eles oportunidades para que esclareçam seus pensamentos, suas dúvidas e explorar soluções. A única desvantagem está no aluno que não participa e só transcreve a resposta pronta.
_ Prefiro trabalhar com o mecanismo cooperativo. Pois alguns alunos não entendem a linguagem do professor em determinado conteúdo, mas entende a do colega e juntos alcançam o mesmo objetivo; apesar dos conflitos que surgem com a preferência de colegas na formação dos grupos.
COMPETITIVO;VANTANGEM O ALUNO BUSCA SER SEMPRE O MELHOR,DESVANTAGEM,O ALUNO PODE SE ACHAR O MELHOR E SUBESTIMAR OS OUTROS.
ResponderExcluirINDIVIDUAL;DESVANTAGEM NAO COMPARTILHA O QUE SABE,VANTAGEM CONHECER A CAPACIDADE DO ALUNO.
COOPERATIVO;DESVATAGEM FAZER COM QUE ALUNOS QUE NAO PARTICIPAM APENAS COPIEM A ATIVIDADE,VANTAGEM ,PROPICIAR A INTERACAO E O APRENDIZADO COLETIVO
Individual vantagem ,conhecer melhor o aprendizado do aluno,desvantagem,falta de interacao com os outros nao compartilhando o conhecimento.
ResponderExcluircompetitivo;vantagem,busca do aprimoramento constante,desvantagem ,o aluno achar que sabe mais que os outros.
cooperativo ,desvantagem acomodacao de determinados alunos,vantagem,trabalhar em equipe,
eu tabalho com as tres maneiras cada uma em um determinado momento de acordo com o meu objetivo
cooperativo ,vantagem;propiciar um intercambio de conhecimento,a desvantagem fazer com que alunos que nao participem apenas copiem as atividades
ResponderExcluirindividual;vantagem saber qual o conhecimento o aluno possui, desvantagem nao haver troca de conhecimento
competitivo vantagem estimular o aluno a saber sempre mais ,desvantagem e do aluno achar que sempre sabe mais que os outros.
Trabalho com as 3 maneiras de acordo com o meu objetivo
t
Os três mecanismos estão presentes em muitos momentos da prática educativa,em termos de atividades educativas,se manifestam tanto competitivamente, individualmente e cooperativamente. Assim como existe também suas vantagens e desvantagens, pois como educadores mediadores devemos explorar os todos os campos para atingir o processo da aprendizagem, é importante destacar a habilidade e valorizar o esforço de cada um.
ResponderExcluirPodemos citar como vantagens, a busca da auto competição, ou seja, a capacidade de buscar sempre o conhecimento, tendo assim, mais auto estima e motivação. E as desvantagens podem ocorrer conflitos de opiniões, algumas frustrações e o auto estima baixo.
Por isso acredito que educação pode ser entendida como uma ação cooperativa. Isso significa dizer que, tendo em vista a aprendizagem como um processo cooperativo de descoberta do conhecimento, esse só ocorre como resultado de uma socialização, uma construção coletiva. Coerente com a afirmação de Sara Paim de que “todo o conhecimento é o conhecimento do outro”, entendemos que a própria identidade do sujeito humano depende da existência de outras pessoas, pois é na relação com os outros que o ser humano se reconhece enquanto individualidade.
Mecanismo competitivo:Vantagem-Competir e buscar a melhoria em si.
ResponderExcluirDesvantagem:Deixar o ego ser maior e esquecer do outro.
Mecanismo individual:Conseguir trabalhar sozinho.
Desvantagem:Não trocar experiência ou seja ser individualista.
Mecanismo cooperativo:Troca de idéias ,do seu trabalho.
Desvantagem:Pode iniciar uma acomodação,
esperando no outro a iniciativa,a resposta. Em sala de aula dependendo da atividades utilizo o mecanismo que necessitar naquele momento.
Mecanismo competitivo:o aluno sempre procurando fazer o melhor e a desvantagem do aluno pensar somente nele, achando que os outros não são capazes de aprender. O trabalho individual: vantagem do professor conhecer bem o aluno sem correr o risco de copiar e a desvantagem de não trocar experiência.Cooperativismo:a vantagem de um estar ajudando o outro e aprenderem juntos; desvantagem copiar ou acomodar.
ResponderExcluirCompetitivamente-vantagem:Aprender a lidar com a perda,principalmente futuro campo profissional. Desvantagem:não saber ouvir;não respeitar opiniões;não respeitar os outros.
ResponderExcluirIndividualmente-vantagem:expor sua própria opinião. Desvantagem:maior probabilidade de erro.
Cooperativamente-Vantagens: saber ouvir; saber esperar; trabalho em grupo; cooperação; respeito; troca de ideias. Desvantagens:Discussões; tumulto;desorganização.
Acredito que numa aprendizagem é muito importante saber trabalhar com os três objetivos, pois o ideal é que cada aluno aprenda a competir, trabalhar em equipe e individualmente. O aluno precisa saber ouvir,respeitar,cooperar, ganhar ou perder; expor opiniões e aceitar os próprios erros para futuramente enfrentar uma sociedade crítica, competitiva e individualista.
A aprendizagem cooperativa visa a interação entre alunoss de maneira que estes acancem objetivos comuns. Vantagem: desenvolve a inteligencia , estimula a criatividade. Desvantagem: muita agitação entre alunos.
ResponderExcluirAprendizagem individual o aluno tem qu esr muito centrado nas aulas. Vantagem: mais organizados. desvantagem: saber trabalhar sozinho.
Aprendizagem competotiva estimula a busca por conhecimento. vantagem: a propria busca por novoss conhecimentos. Desvantagem: pode haver egoismo e individualismo.
O ideal seria dosar um pouco de cada aprendizagem.