quarta-feira, 8 de setembro de 2010

HTPC 08/09/2010

Que tipo de professor eu sou?

Nós, professores atuantes no ensino-aprendizagem de qualquer disciplina, em dado momento de nossas vidas, certamente nos questionaremos a respeito do tipo de professor que somos.
De fato, este é um tema que exige bastante reflexão, pois são muitas as variáveis envolvidas para que consigamos chegar a uma resposta clara quanto ao tipo de professor que somos.
Devemos levar em consideração que somos o resultado de nossas experiências como seres humanos, como eternos aprendizes e de nossa percepção da questão aprendizagem/ensino (enquanto aluno) e de ensino/aprendizagem (enquanto professor).
Além disso, é importante destacar que o processo de formação de um professor começa muito antes do curso de graduação, ele tendo noção quanto a isso ou não.
As estratégias usadas para aprender durante sua vida antes e durante o ciclo escolar, o meio em que foi criado, a influência das diversas pessoas que passaram por sua vida, os tipos de ensino a que foi exposto, os livros que leu, as decepções que sofreu, os desafios que superou entre tantos outros acontecimentos, são peças nesta construção por acabar que é o ser professor.
O breve olhar de um professor em seu passado já lhe permite lembrar os muitos modelos que passaram por sua vida e, também, o reflexo deles no modo como se ensina.
Quais estratégias preservou em seu ensinar, quais aboliu por discordar, quais substituiu e o que o motivou a isso, quais resignificou? É clara a influência destes modelos ou é preciso uma observação mais metódica para se enxergar estes outros docentes que o compõem?Suas crenças do que é ser um bom ou mau docente, a motivação pela escolha da carreira - vocação, meio de subsistência, carreira, ocupação ou emprego1, sua busca por aprimoramento, a fé no outro (neste caso os alunos), a vontade de fazer diferença na sociedade tendo o poder de influenciar positiva ou negativamente um outro ser, são itens que mostram que tipo de professor você é.Uma única resposta para esta pergunta "que tipo de professor eu sou?" é algo que é difícil de definir, pois, no minuto seguinte já há a possibilidade de ser um docente melhor sendo este ser em eterna evolução.
No entanto, vale muito a reflexão sobre que tipo de docente você é hoje, que tipo de docente você quer ser e o que precisa fazer para atingir isto.
Aqui vão algumas dicas:
- Trace paralelos;
- Crie metas;
- Registre as mudanças que for percebendo e
- Lembre-se de que sempre é tempo de deixar para trás modelos que nos prendem e seguir adiante resignificando nossas práticas.
Sueli Bittencourt Belisário da Silva Diretora Pedagógica de uma escola de idiomas; Graduada em Letras pela Universidade do Vale do Paraíba e Pós-graduanda no curso Teachers’ Links: Reflexão e Desenvolvimento para Professores de Inglês pela PUC-SP


1 - Descreva a sua atuação como docente nessa unidade escolar.

10 comentários:

  1. Procuro sempre observar as acoes que dao bons resultados ,as vezes funciona as vezes nao .
    Penso que o deve prevalecer sempre o bom senso.

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  2. Acredito ser uma profissional em constante mudanca procurando sempre me adaptar as necessidades dos alunos .Busco me aperfecoar
    espelho-me em outros profissionais com que traballho

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  3. Apesar de estar em final de carreira sempre busquei um trabalho dinamico e produtivo ,conto com o auxilio de meus colegas de servico e tambem colaboro com eles numa troca constante de atividades .Busco o desenvolvimento pleno do aluno

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  4. Marli de Fatima Paula da Silva11 de setembro de 2010 às 21:03

    Reflito sempre a minha prática e conforme vou adquirindo novos conhecimentos, procuro adaptá-los para que os alunos tenham aprendizagem mais significativa. Aprendo muito também com as colegas, peço ajuda quando necessário , há entre nós a troca de atividades e muita colaboração.

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  5. Procuro ser mais mais participante possível,trabalhar de maneira diversificada enriquecendo as minhas aulas com novidades, procuro ajudar os alunos no processo ensino aprendizagem. Estou sempre trocando atividades com as colegas e com isso refletir e continuar aperfeiçoando o trabalho.

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  6. Procuro sempre inovar minhas aulas e atender o aluno em suas dificuldades e sempre troco atividades com meus colegas de série para que o meu trabalho seja aprimorado cada vez mais.
    Planejo minhas aulas diariamente, tentando de várias maneiras levar o aluno ao conhecimento pleno, e se ele não consegue aprender de um jeito procuro inovar cada vez meu trabalho, enfim sou bastante dedicada.

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  7. Procuro diversificar minhas aulas e atender o aluno em suas dificuldades e troco atividades sempre que possível com meus colegas de série.
    Minhas aulas são preparadas diariamente, tentando de várias maneiras levar o aluno ao conhecimento e se eles não consegue aprender procuro outras formas.

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  8. Acredito ser um professor que está sempre em busca de novos desafios.Em minhas aulas ,procuro diversificar a cada dia,preparando o conteúdo de acordo com o desenvolvimento dos alunos.Gosto também de mudanças,pois através delas,podemos acrescentar e aprimorar o nosso cotidiano escolar.

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  9. Sou uma professora dedicada, e procuro sempre elaborar meu planejamento levando em consideração o conhecimento prévio dos meus alunos. No entanto, o fato de ter planejado a aula, não significa que ela seja imutável, se chegar à sala e perceber que meus alunos não estão interessado, faço um rápido replanejamento me adequando a necessidade do momento, claro que sempre dando o conteúdo necessário. Procuro motivá-lo os envolvendo com bastante afeto, não de beijos e abraços, mas com respeito.

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  10. Vejo a avaliação como ponto de partida para as minhas futuras intervenções enquanto professora, onde se o aluno não atingiu o objetivo esperado com o estímulo oferecido, novas ações por mim serão necessárias, seja de forma individual, coletiva ou com o apoio da família.
    Sempre acreditei no potencial de aprendizagem de uma criança, já que até animais irracionais são estimulados a darem respostas, creio mais ainda de que não existem crianças inaptas para a aprendizagem. Por isso antes de aceitar a dificuldade em uma criança, busco repertoriá-la, direcioná-la, para que realmente esteja pronta para as fases seguintes certas de que sabem o que sabem.

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