domingo, 19 de setembro de 2010

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- Relação entre avaliação da aprendizagem e processo pedagógico
"Os professores não estão satisfeitos (salvo exceções) com a avaliação que fazem. Querem melhorar o processo de avaliação e, mais ainda, consideram que mudando a avaliação melhora-se a qualidade de ensino.""Porque a avaliação é intrinsecamente ligada ao processo pedagógico que nós estamos desenvolvendo. A avaliação faz parte desse processo, mas não podemos fazer o caminho inverso - ter a crença de que mudando o processo de avaliação, exclusivamente, melhora-se a qualidade da Educação.""A avaliação deve ser melhorada sim, mas dentro do conjunto das práticas educativas do qual ela faz parte. Sem isto, não tem sentido trabalhar especificamente sobre a avaliação.""A avaliação está-se tornando o centro da aula, em torno do qual tudo gira. Só que em vez de centralizar a ação nos processos de produção de conhecimento, de ensino-aprendizagem que envolvem as pesquisas e as relações professor-aluno, tudo é voltado para a avaliação.""Por que a avaliação se tornou uma prática educacional tão poderosa? Ela faz o quê? Ela se tornou uma prática ameaçadora, uma prática autoritária. Mas ela não é isoladamente autoritária. Ela o é, porque está no bojo de um conjunto, de uma Educação entendida como transmissora de informações, que é igualmente autoritária."

Quando não conseguimos atingir os objetivos avaliativos. Qual o procedimento a ser adotado, já que esta faz parte de um conjunto de práticas educativas?

8 comentários:

  1. Maria Socorro Barbosa Maria20 de setembro de 2010 às 09:23

    Acredito que voltando o que não foi aprendido pela criança,fazer o caminho inverso,avançando a medida que forem sendo sanado as dificuldades,tentando atingir os objetivos.Mas isto as vezes não é o suficiente,existem na maioria dos casos varios problemas de ordem social,que é cada vez maior.Fica difícil afirmar com segurança,se este é a melhor caminho!!!!

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  2. Marli de Fatima Paula da Silva21 de setembro de 2010 às 16:20

    como a avaliação deve ser de intervenção pedagógica e de acompanhamento permanente para a melhoria da aprendizagem dos alunos,creio que fazendo a revisão dos objetivos não atingidos, questionando-os, esclarecendo suas dúvidas, mudando as estratégias se necesssário,contribuirá para um avanço significativo de aprendizagem.

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  3. Cada caso é um caso, cada criança tem o seu tempo e o seu limite, se por meio de avaliação o objetivo não foi satisfatório, refletir a pratica pefagógica, as estratégia quem sabe...

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  4. Quando verifica-se atraves da avaliacao que os objetivos nao foram alcançados e necessario retomar o trabalho focando o que precisa ser desenvolvido,atraves de outra estrategia ,esclarecendo duvidas e reflentindo a pratica pedagogica

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  5. O professor precisa trilhar o caminho da aprendizagem junto com seus alunos, não cabe mais utilizar a avaliação como regime autoritário, pois quando compreende que o caminho pode ser trilhado numa relação de troca, ele não tem necessidade de uma nota para saber se seu aluno aprendeu ou não, pois sua avaliação é constante e o progresso do aluno é visto diariamnte. A avaliação da aprendizagem é amorosa, dinâmica e construtiva.

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  6. Temos que rever a nossa prática pedagógica,avaliação nada mais é do que um norte para sabermos em que nivel onde o aluno se encontra para retomarmos a aprendizagem. A avaliação deve ser contínua e permanente, só assim a aprendizagem caminhará de verdade.

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  7. Precisamos imediatamente rever a nossa prática. O mundo está em constantes mudanças e no papel de educador que somos temos sempre que ter em mente o aluno e a melhor maneira de ajudá-lo na construção de seu conhecimento. Se sempre pensarmos que nossa prática está correta nunca conseguiremos chegar onde os nossos alunos precisam.

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  8. Acredito não ser possível avaliar o aluno apenas numa avaliação, precisamos considerá-lo no dia-a-dia da sala de aula, no desempenho de todas as atividades que aplicamos. Hoje temos caminhado para as inteligências multiplas, e o fato de ele não ter ido bem em uma avaliação, não significa que o mesmo não esteja acompanhando a disciplina. Temos que rever nossas posturas e considerar outros fatores, nem que seja para desconsiderar este avaliação e aplicar outra, após novas explicações.

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