Mais do que letras ( HTPC do ciclo I )
Mais do que letras
Cada criança chega à escola em uma fase da alfabetização – o nível de compreensão depende das possibilidades prévias de contato com o mundo da escrita. Apesar de uma classe ter alunos em estágios diferentes de conhecimento, todos podem aprender. "O ambiente escolar deve ser pensado para propiciar inúmeras interações com a língua escrita", afirma Telma Weisz, especialista em Psicologia Escolar e uma das maiores autoridades em alfabetização no Brasil. O papel do professor é mediar interações.
Para auxiliá-lo na tarefa de facilitar o ingresso da meninada no universo da linguagem escrita, o docente tem à disposição algumas atividades consagradas. "Aprendi que a leitura para a classe é uma delas e faço isso diariamente. Sento-me em roda com a turma, mostro um livro, falo sobre o autor e leio por cerca de 15 minutos", afirma Cintia Dante de Queiroz Minelli, da EMEB Professor Bráulio José Valentim, na zona rural de Mogi Mirim, a 160 quilômetros de São Paulo. A educadora incentiva a escrita utilizando letras móveis ou lápis: "É para que as crianças descubram que tudo o que falam pode ser escrito".
A conclusão da alfabetização inicial ocorre após os dois primeiros anos de escolaridade. Nas séries seguintes, a garotada aprofunda conhecimentos sobre diferentes gêneros de texto e ganha maior autonomia na produção e na leitura. Maria Ussifati, da EM Tempo Integral, de Umuarama, a 600 quilômetros de Curitiba, vê o progresso de seus alunos da 4ª série. Eles lêem uns para os outros e indicam títulos a amigos. "Percebo que mesmo os que não têm o hábito de ler ficam interessados quando vêem o colega com um livro ou contando uma história curiosa", ela explica. As cinco situações didáticas de Língua Portuguesa estão descritas em duas fases, alfabetização inicial e continuidade (veja a seguir). Como o nível de leitura e escrita varia dentro de uma classe, é importante identificar em que fase cada aluno está e escolher atividades adequadas para a turma.
1 - Leitura para a classe (na alfabetização inicial)
O que éA turma forma uma roda, e o professor lê em voz alta textos literários, jornalísticos, regras de jogos etc. Os gêneros devem variar para que o repertório se amplie. Além de contos de fadas, valem notícias que tratem de algum assunto de interesse de crianças. Também é imprescindível garantir a qualidade do material à disposição da meninada.
Quando propor Diariamente.
O que a criança aprende Os usos e as funções da escrita, as características que distinguem os gêneros e as diferenças entre o oral e o escrito. Ela se familiariza com a linguagem e os elementos dos livros (que contam histórias), dos jornais (que trazem notícias) e dos textos instrucionais (que incluem regras de jogos ou receitas culinárias).
2 - Leitura para a classe (na continuidade)O que é Leitura de livros literários mais longos (podem ser selecionados capítulos inteiros, por exemplo) e textos informativos mais complexos. O objetivo é que a turma construa uma compreensão coletiva de cada obra.
Quando propor Diariamente.
O que a criança aprende Características de textos mais difíceis e de diferentes gêneros (leia o quadro).
3 - Leitura para aprender a ler (na alfabetização inicial)
O que é A tentativa de ler listas ou textos conhecidos de memória (poemas, canções e trava-línguas). Sabendo o que es tá escrito (nomes de frutas, por exemplo), é possível antecipar o que pode estar escrito e confirmar por meio do conhecimento das letras iniciais ou finais, entre outras formas (leia o quadro abaixo).
Quando propor Em dias alternados aos de atividades de escrita.
O que a criança aprende O funcionamento do sistema de escrita. Além disso, ela compreende como acionar as primeiras estratégias de leitura.
4 - Leitura para aprender a ler (na continuidade) O que é O crescimento da autonomia. O estudante pode entrar em contato com diferentes gêneros para saber quando e como usá-los e, assim, aprender a buscar informações e a ler para estudar.
Quando propor Em dias alternados aos de atividades de escrita.
O que a criança aprende A compreender textos mais desafiadores. Durante a leitura, ela pode localizar e selecionar informações apoiandose em títulos, subtítulos ou imagens e apontando o que é interessante.
5 - Produção textual (na alfabetização inicial)
O que é Os pequenos ditam um texto, e o professor escreve no quadro. Eles ficam com o controle do que se escreve e acompanham como isso é feito. Podem ser feitas perguntas para provocar participações e estruturar a escrita. Ao fim da atividade, a produção deve ser revisada.
Quando propor Várias vezes por semana, sempre que houver uso da escrita.
O que a criança aprende A organizar as idéias principais de um texto conhecido e a modificar a linguagem, passando da forma oral para a escrita.
6 - Produção textual (na continuidade) O que é A reescrita e a produção de textos com autonomia crescente. O aluno define o leitor, o propósito e o gênero, revisa e cuida da apresentação final.
Quando propor Diariamente.
O que a criança aprende A usar procedimentos de escritor: planejar o que escrever, fazer rascunhos, reler e revisar.
7 - Comunicação oral (na alfabetização inicial)
O que éAtividades em que a garotada narra histórias, declama poemas, apresenta seminários e realiza entrevistas. Podem ser feitos saraus e apresentações para expor um tema usando roteiros ou cartazes para apoiar a fala.
Quando proporAlgumas vezes por mês, dependendo dos projetos e das atividades em desenvolvimento.
O que a criança aprende A utilizar a linguagem oral com eficiência, defendendo pontos de vista, relatando acontecimentos, formulando perguntas e adequando sua fala a diferentes situações formais.
8 - Comunicação oral (na continuidade)O que éPreparação e realização de atividades e projetos que incluam a exposição oral, articulando conteúdos de linguagem verbal e escrita. É interessante incentivar a turma a falar com base em um roteiro e a fazer entrevistas e seminários.
Quando proporAlgumas vezes por mês, dependendo dos projetos e das atividades em desenvolvimento.
O que a criança aprendeA participar de situações que requeiram ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular perguntas, responder a elas justificando suas respostas e fazer exposições sobre temas estudados.
Fonte de Pesquisa: (REVISTA ESCOLA )
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1 - Faça um comentário sobre o texto acima sobre a alfabetização na série inicial:
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
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a crianca apreende a participar de situacoes de escrita e leitura a medida que vivencia atidades que proporcione sua interacao com o mundo letrado.deve ser observadaas duas etapas do desenvolvimento do futuro leitor alfabetizacao inicial e continuidade
ResponderExcluirquando temos clareza do objetivo que desejamos desenvolver de acordo com a serie que trabalhamos tracamos o nosso plano de trabalho visando o desempenho do aluno leitor,lembrando de respeitar o nivel inicial de alfabetizacao e sua continuidade com exercicios apropriados
ResponderExcluirquando reconhecemos os niveis de desempenho e as habilidades que sao necessarias para formar um aluno leitor ,focamos nosso trabalho para o desperta do interesse e seducao do aluno ao gosto pela leitura e producao de texto dentro das expectativa de sua serie
ResponderExcluirDevemos fazer a sondagem inicial para sabermos seus saberes,direcionar as atividades com os objetivos de desenvolver as habilidades que queremos atingir no aluno,estimulando assim o interesse pela leitura e escrita
ResponderExcluirNão será de um dia para outro que os alunos vão adquirir comportamentos leitores,competências escritoras e comunicação oral,por isso essa prática se faz necessária desde o início da alfabetização.Conhecer primeiramente em que fase eles estão e incluir essas habilidades na rotina de trabalho, com certeza poderão atingir as expectativas de aprendizagem cada um no seu ritmo de acordo com a sua série.
ResponderExcluirDesde o ínicio da alfabetização o aluno que tem contato diário com a leitura terá comunicação oral mais expressiva o que influenciará na sua escrita.
ResponderExcluirQuando sabemos que estágio cada educando está é mais fácil trabalhar com ele para desenvolver a competência leitora e escritora desta criança.Porém, é algo que não é conseguido de uma hora para outra. Infelizmente nem todas as crianças tem contato com a leitura,por isso, este papel de estimular a leitura e escrita é essencial .
ResponderExcluirCom base no texto apresentado, podemos perceber que pequenas ações, tais como leitura pelo professor em voz alta, organização de rodas de leitura e discussões do texto com os alunos, formulação de perguntas e respostas melhoram significativamente o nível de aprendizagem dos estudantes.
ResponderExcluirO aspecto mais importante deste texto é que ele apresenta uma proposta simples e factível, onde qualquer professor, em qualquer escola, pode aplicar estes conceitos sem grande dificuldade.
A criança aprende a tomar gosto pela leitura quando é estimulada. A leitura tem que ser prazerosa para que a criança possa tomar gosto e usar sua imaginação. Lendo para as crianças, fazendo rodas de leitura eatamos dando o primeiro passo para o desenvolvimento da leitura.
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